Você já ouviu falar no novo modelo de linguagem da Meta, o Llama 3.1? Como ele se compara ao ChatGPT? Como usar ele na prática? Confira essas e outras dicas no nosso artigo exclusivo.
O ano de 2024 está se tornando um dos melhores anos em termos de progresso na IA Generativa. Na semana passada, tivemos a Open AI lançando o GPT-4o mini, e ontem mesmo (23 de julho de 2024), tivemos a Meta lançando o Llama 3.1, que mais uma vez conquistou o mundo. Quais poderiam ser os motivos desta vez?
Primeiro, a Meta tem se concentrado fortemente em modelos de código aberto , e por código aberto significa realmente código aberto. Eles liberam tudo, incluindo código e conjuntos de dados. Esta é a primeira vez que temos um LLM de código aberto MASSIVO de 405 bilhões de parâmetros. Isso é quase 2,5x o tamanho do GPT-3.5.
O LLaMA 3. 1 foi treinado nos enormes 15 trilhões de tokens, um tamanho do conjunto de dados que superou todos os modelos anteriores e muitos dos atuais. Um treinamento tão abrangente, combinado com treinamento adicional em mais de 10 milhões de exemplos rotulados por pessoas, permite que o modelo realize cálculos para resolver problemas de raciocínio bastante sofisticados e produza materiais de alta qualidade em formatos de texto, imagem e código.
Adicione um dos elementos mais proeminentes do LLaMA 3. 1, pois ele é adequado para processar entradas de duas ou mais modalidades. Essa capacidade permite que o modelo passe e ofereça não apenas textual, mas também imagem e possivelmente outros formatos de saída. O comprimento máximo de contexto aumentado de até 128.000 tokens permite que o modelo permaneça focado na coerência impressionante, mesmo ao lidar com textos grandes, o que o torna particularmente bom para aplicativos que exigem a análise de discussões detalhadas.
Ultimamente, tem havido uma quantidade considerável de debate sobre as implicações éticas da integração de IA, e é por isso que a Meta aprimorou os protocolos de segurança do LLaMA 3. 1, que podem incluir os nomes de aplicativos como LLaMA Guard 2 e Code Shield. Essas ferramentas auxiliam a identificar e mitigar a produção de conteúdo inseguro ou malicioso, que são parte das tentativas de promover o uso ético da inteligência artificial.
O LLaMA 3. 1 superou os outros benchmarks em vários testes contra os modelos recentemente lançados e bem conceituados, como o GPT-4 da OpenAI. Por exemplo, aspectos como geração de código superam o modelo mais no benchmark HumanEval do que os outros estilos. Isso torna o LLaMA 3. 1 especialmente atraente para desenvolvedores de aplicativos e entidades comerciais que desejam incorporar funções de codificação aprimoradas em seus produtos.
Além dos testes de benchmark, a Meta também usou um processo de avaliação humana para comparar o Llama 3 405B com o GPT-4 (versão API 0125), GPT-4o (versão API) e Claude 3.5 Sonnet (versão API). Para realizar uma avaliação humana pareada de dois modelos, eles perguntaram aos anotadores humanos qual das duas respostas do modelo (produzidas por modelos diferentes) eles preferiam. Os anotadores usam uma escala de 7 pontos para suas classificações, permitindo que indiquem se uma resposta do modelo é muito melhor do que, melhor do que, ligeiramente melhor do que ou quase igual à outra resposta do modelo.
Os casos de uso do LLaMA 3. 1 são tão diversos quanto a revitalização de aplicativos de mídia social com tradução ao vivo e geração de imagens de alta qualidade, criando chats da web altamente desenvolvidos e geradores de conteúdo. Além disso, as especificidades do modelo podem ser ajustadas devido às suas características de código aberto, o que, como resultado, torna o aplicativo acessível para públicos mais amplos empregarem e executarem com a tecnologia.
É evidente que o Meta está aumentando o potencial do LLaMA com relação a modelos com mais de 400 bilhões de parâmetros que acomodariam várias línguas e aprimorariam as operações multimodais. A partir dessa trajetória, é lógico supor que o LLaMA manterá a tendência de elevar o nível do que é possível no espaço LLM com a ajuda da IA.
O modelo da Meta Llama 3.1 já está disponível para uso nos chatbots da WiiChat através do app AI Mastery. Clientes do plano Profissional da WiiChat podem ter acesso ao modelo da Llama 3.1 e outros 190+ modelos de linguagens generativas através do nosso aplcativo.
LLaMA 3. 1 é um grande avanço na criação de grandes modelos de linguagem. Devido ao seu suporte de treinamento completo, possibilidades multimídia e altos padrões de proteção, tornou-se uma ferramenta útil na vida individual, bem como no comércio. Portanto, talvez seja esperado que, à medida que a Meta continua refinando e ampliando este modelo, grandes melhorias em aplicativos baseados em IA estejam no horizonte.
Para obter uma compreensão mais profunda do LLaMA 3, as seguintes características são notáveis. 1 e seus recursos, é necessário consultar a documentação oficial do Meta e outras orientações disponíveis na web.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit lobortis arcu enim urna adipiscing praesent velit viverra sit semper lorem eu cursus vel hendrerit elementum morbi curabitur etiam nibh justo, lorem aliquet donec sed sit mi dignissim at ante massa mattis.
Vitae congue eu consequat ac felis placerat vestibulum lectus mauris ultrices cursus sit amet dictum sit amet justo donec enim diam porttitor lacus luctus accumsan tortor posuere praesent tristique magna sit amet purus gravida quis blandit turpis.
At risus viverra adipiscing at in tellus integer feugiat nisl pretium fusce id velit ut tortor sagittis orci a scelerisque purus semper eget at lectus urna duis convallis. porta nibh venenatis cras sed felis eget neque laoreet suspendisse interdum consectetur libero id faucibus nisl donec pretium vulputate sapien nec sagittis aliquam nunc lobortis mattis aliquam faucibus purus in.
Nisi quis eleifend quam adipiscing vitae aliquet bibendum enim facilisis gravida neque. Velit euismod in pellentesque massa placerat volutpat lacus laoreet non curabitur gravida odio aenean sed adipiscing diam donec adipiscing tristique risus. amet est placerat.
“Nisi quis eleifend quam adipiscing vitae aliquet bibendum enim facilisis gravida neque velit euismod in pellentesque massa placerat.”
Eget lorem dolor sed viverra ipsum nunc aliquet bibendum felis donec et odio pellentesque diam volutpat commodo sed egestas aliquam sem fringilla ut morbi tincidunt augue interdum velit euismod eu tincidunt tortor aliquam nulla facilisi aenean sed adipiscing diam donec adipiscing ut lectus arcu bibendum at varius vel pharetra nibh venenatis cras sed felis eget.